segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Preparação de Pele

Eis nosso primeiro post realmente sobre maquiagem, meninas! Vamos preparar a pele?


1º Passo: identificar o seu tipo de pele

Saber a pele que você tem ajudará a escolher um agente limpante, tônico, hidratante (2º passo) e produtos de maquiagem ideais para que o make fique perfeito e dure bastante.

OLEOSA: é mais espessa, tem os poros abertos e brilha demais. No decorrer do dia, a oleosidade só vai aumentando, já que as 1200 glândulas sebáceas por cm2 (=O) entram em ação. Esse tipo é mais vulnerável a cravos e espinhas. Infelizmente, é o meu tipo de pele. Você não está sozinha, hahaha.

O QUE EU DEVO USAR? Procure produtos oil-free e não-comedogênicos (não obstruem os poros). Formulações em spray e gel são ideais. Para limpeza, utilize fórmulas adstringentes, mas evite limpar a pele várias vezes ao dia para não causar o efeito rebote, ou seja, estimular a sua pele a produzir mais sebo ainda!

Ah! Se você usar um tônico à base de álcool, não se preocupe. Não faz mal ao seu tipo de pele e reforça o combate à oleosidade excessiva.

OLEOSA-MISTA: a oleosidade é mais concentrada na zona T (testa+nariz+queixo).

O QUE EU DEVO USAR? Basicamente os mesmos produtos indicados para pele oleosa. Porém, não há necessidade de produtos adstringentes tão pesados para a limpeza do rosto.

MISTA ou NORMAL: é levemente oleosa na região T e seca nas demais regiões. Geralmente, os poros são fechados.

O QUE DEVO USAR? O desafio aqui é equilibrar o combate à oleosidade na zona T e manter a hidratação do resto. Não indico o uso de gel e nem creme. A Formulação ideal pra esse tipo de pele é loção. Use sabonetes líquidos com hidratantes e esfolie a pele só de vez em quando. Quanto ao tonificante, é melhor usa-lo só na região T. Mas o hidratante vai no rosto todo, ok?

MISTA-SECA: é uma pele boa quase no rosto todo, mas tende a se desidratar em uma das áreas da região T.

O QUE DEVO USAR? Use produtos que têm hidratante na fórmula (dove, né? Hehe). Vale sabonete, base de maquiagem, tônico...

SECA: pele fina, transparente, sem brilho. Costuma apresentar olheiras mais aparentes e rachaduras no inverno. E, pasmem, as donas de pele seca são mais sujeitas àquele rubor que sobe no rosto quando estamos nervosas. O nome disso (sim, existe um nome) é “cuperose”.

O QUE DEVO USAR? Formulações creme, bem hidratantes. Esqueça os abrasivos (esfoliantes) e o tônico, a não ser que você use um sem álcool, só para dar um frescor. Principalmente no inverno, capriche nos cremes e use uma base de maquiagem com hidratante na fórmula. Ela vai ajudar a manter sua pele hidratada o dia todo.


2º Passo: limpar, tonificar e hidratar sua pele com produtos adequados a cada tipo

Outra dica profissa: passe uma pedrinha de gelo por todo o rosto, antes de começar a se maquiar. Esse é um truque usado por profissionais para fechar os poros e melhorar a durabilidade e a aderência da maquiagem à pele.


3º Passo: Base

A base dá uma tonalidade mais uniforme para a pele. Deve ser escolhida conforme seu tipo de pele e sua necessidade de cobrir imperfeições. Peles sem muitos defeitinhos pedem base transparente ou luminosa. As mais complicadas, com espinhas, manchas ou cicatrizes pedem uma opaca (matte).

Tipos de Base

Líquida: mais transparente, não dá cobertura total, mas oferece o efeito mais natural.

Cremosa: adere e cobre melhor a pele. Porém, pode não agradar peles oleosas.

Duocake (base+pó): cobre muito bem as imperfeições, mas dá um efeito mais pesado do que as bases líquidas e cremosas.

Pancake (“base em pó”): dissolvido em água, dá cobertura total, mais pesada e opaca. Agrada mais a pele oleosa devido ao pó. Sabe aquela pele lisinha, mais perfeita que bumbum de neném que você viu na revista? Pancake, querida! ;-)

Aplicação

Aplique pingos de base no tom exato da sua pele de 1 em 1 centímetro, em todo o rosto e pescoço, para que a camada final seja homogênea. Espalhe, com esponja, pincel específico ou com os dedos, do centro da testa e do nariz para fora, em direção às orelhas. Cubra com mais empenho só as zonas mais escuras. Não esqueça de aplicar nas orelhas, pescoço e nuca, caso essas partes estejam expostas, ou então sua maquiagem parecerá uma máscara totalmente artificial.

Truques

☺ Se você tem a pele oleosa como a minha e tudo que você quer na vida é um rosto sem brilho e com poros fechados, tenho a solução, leitora. É sério!

Recebi uma amostra do fluido matificante da contém 1g uma vez, e fui correndo comprar o produto. É da consistência de um hidratante levinho, que voe espalha no rosto depois de limpar e tonificar. Ele tira o brilho e fecha os poros na hora! O frasco pequeno ta na faixa de 28 reais, mas dura muito. Vale a pena.

☺ Maquiadores profissionais costumam usar três tons de base para um mesmo rosto:

Mais claro, para a zona T e para zonas escuras (olheiras, em volta da boca e nariz, etc.); no tom da pele para o resto; e um tom mais escuro para definir melhor os contornos do rosto. Aqui em casa, eu, minha irmã e minha mãe temos tons de pele diferentes. Uma pega maquiagem da outra para criar esses efeitos sem gastar muito =]


4º Passo: Corretivo

É o produto ideal para eliminar olheiras, espinhas e manchas. Mesmo sua pele sendo boa, algum retoque você provavelmente terá que fazer com o corretivo. Se você escapou da etapa da base, do corretivo ninguém escapa! Huahsas

Tipos

Em bastão ou lápis: pode ser usado apenas se você fez uma cobertura intensa com a base, já que ele é muito espesso e pode ficar na cara que você usou corretivo, sabe?

Cremoso e líquido: mais fácil de controlar a intensidade.

Aplicação

Para corrigir áreas escurecidas, como as olheiras, deve-se pensar que quanto mais pesada a cobertura, mais destaque para o defeito. Tente amenizar com uma cobertura não muito pesada e desviar a atenção para outra área do rosto. Por exemplo, se o problema for olheira, capriche na maquiagem dos olhos na parte superior.

Para cobrir espinhas e pintas em relevo, use um pincel e concentre o corretivo no defeito, com cuidado para não provocar uma diferença de cor ou textura com a região em volta.

Truques

☺ Se você quer uma cobertura beeeem suave para a pele, em vez de usar base e corretivo, misture um pouco do seu hidratante para o rosto com corretivo pastoso.

☺ E os corretivos coloridos? Cada um tem a finalidade de disfarçar uma alteração de cor que sua pele apresente. Logo abaixo temos um guia de cores pra você. Só não esqueça que depois de usar o colorido, deve ser aplicada uma camada de corretivo do tom da sua pele.


Amarelo: hematomas e olheiras arroxeadas.
Verde: espinhas, manchas vermelhas, vasinhos
Lilás: espinhas com pontos inflamados (pus), manchas amarelas e marrons.

Vermelho: manchas brancas


5º Passo: Pó

Fixa a base e o corretivo, controla o brilho e aumenta a durabilidade da maquiagem.

Tipos:

Compacto: fixa melhor a base e o corretivo e é mais preciso para cobrir zonas específicas.

Solto: útil para cobrir bastante áreas amplas, já que não oferece muita precisão.

Translúcido: compactos ou soltos, dão cobertura suave.

Opaco: ideal para quem tem poros visíveis, pois disfarça bem as imperfeições.

Brilhante: reforça o brilho, mas não corrige imperfeições.

Bronzeador: deve ser usado com cuidado para não criar um visual muito artificial. Teremos um post só sobre maquiagem bronzeadora =)

Aplicação:

Use a esponja ou um pincel bem grande, caso queira um efeito mais sutil. Se o pó for solto, retire o excesso de produto do pincel antes de começar a aplicar.

Truque:

☺Os macete dos três tons de base também é válido para o pó =)


6º Passo: Blush

Tipos:

Pó: vai bem pra todo mundo, já que a pele trabalhada (base, corretivo e pó) ajuda a fixa-lo.

Cremoso: dá uma aparência de pele hidratada. Não é muito bom pra peles oleosas.

Líquido: oferece o efeito mais natural, só que fica melhor numa pele que não precisou ser corrigida pelos passos anteriores.

Tons: rosas, laranjas, vermelhos e púrpuras para ruborizar. Beges, terrosos e marrons para correções (destacar os ângulos do rosto, afinar o nariz..)

Aplicação:

Aplique pouco produto, com um pincel, e aos poucos a tonalidade vai surgindo e se mistura com o tom da pele, dando um efeito natural. A região certa depende do formato do seu rosto e do look que você deseja. Se você gostar, vale a pena dar um leve toque de blush no centro da testa e na linha frontal do nariz (sem pegar a ponta) e no queixo. São os pontos em que o sol incide primeiro.


7º Passo: Iluminador

Cria pontos de luz nas áreas que você quer ressaltar.

Tipos:

Pó: mais fácil de aplicar e dura mais.

Cremoso e líquido: mesmas recomendações do blush.

Opaco: é o mais favorável para correção de volumes e contornos, reforçando o papel do blush.

Aplicação: use um pincel ou os dedos e espalhe o produto no centro da testa, base do nariz, topo das maçãs e/ou contorno da mandíbula.

Truques:

☺ Eu costumo usar o iluminador no canto interno dos olhos, mesclando ele com a sombra. Ilumina o olhar, fica lindo! O mesmo efeito pode ser produzido com uma sombra clara (branca, pérola) ou mesmo uma colorida.


É isso! Não se esqueça de providenciar uma iluminação legal pra se maquiar. Evite a luz vinda de cima, porque ela cria sombras que podem te atrapalhar. Nem todas nós podemos ter aquela iluminação típica de camarim, mas umas luminárias na pia do banheiro, voltadas pro seu rosto, resolvem bem! Hahaha

No próximo post, confira como disfarçar, durante a preparação da pele, pequenos defeitinhos como nariz batatudo, rosto redondo, olhos muito juntos ou muito afastados...

Beijokas!

2 comentários:

  1. Nossa!
    Super completa essa preparação de pele!
    Adoreii!!!
    O blog tá ficando muito legal meninas!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, as dicas são ótimas!
    Estou linkando vocês no meu blog...

    bjs

    ResponderExcluir